A origem do aço vem de milhares de anos atrás, e mesmo assim seu uso é mais frequente do que se imagina, por conta de todas as suas vantagens e aplicações. Hoje falaremos um pouco sobre a história do aço e as suas aplicações. Confira:
Origem do aço
Como você deve saber, o aço é uma liga metálica composta por aproximadamente 98,5% de ferro, 0,5 a 0,7% de Carbono e traços de silício e fósforo.
Esse material foi descoberto há mais ou menos 4500 anos atrás, num tempo onde as pessoas usavam o ferro para criar armas e outras ferramentas, por perceberem que esse produto era mais resistente que o bronze.
Alguns estudos indicam que as tribos nômades nos desertos da Ásia Menor recolhiam o ferro metálico encontrado em meteoritos. Outras pesquisas indicam que ele foi descoberto em meados de 6000 anos a.C., quando pedras de minério estavam protegendo uma fogueira e, devido ao calor, elas derretiam e quebravam, formando pequenas bolas brilhantes. Na época, o ferro era considerado um metal precioso, por conta da dificuldade em consegui-lo.
Em 1856 o engenheiro metalúrgico inglês, Henry Bessemer, reduzindo o teor de carbono presente, descobriu como transformar o ferro no aço resistente que conhecemos nos dias de hoje.
Tanto que o conversor desse engenheiro foi o primeiro equipamento produzido para a fabricação do material em larga escala: o equipamento removia as impurezas do ferro através do processo de oxidação, com ar soprado pelo ferro gusa líquido.
A importância do aço
O aço é um material extremamente versátil e resistente, e além disso, não passa pelo processo de corrosão, por isso são tão importantes no nosso dia a dia. Suas aplicações são inúmeras, o que proporciona mais facilidade de manuseio e execução de projetos.
Com o avanço proporcionado pela invenção do engenheiro, desde a origem do material, houve uma redução significativa em seus custos de produção e como consequência em seu preço.
Principais aplicações do aço
Como já falamos anteriormente, o aço é um material muito versátil, o que permite que seja usado em diversos setores, como engenharia e construção civil, indústrias de máquinas, transpores, ferramentas e utensílios, entre outros.
Além disso, é utilizado também para a confecção de ferramentas e utensílios e estão muito presentes em itens domésticos do nosso dia a dia, como por exemplo: facas, garfos, colheres, panelas, mesas, portões, parafusos, chaves de fenda etc.
A Ditual SP é especializada na distribuição de tubos de aço carbono, tubos de aço inoxidável, tubos galvanizados, entre outros inúmeros produtos.
Para eventuais dúvidas ou para solicitar um orçamento sem compromisso, entre em contato conosco. Será uma honra entender mais sobre o seu projeto!