As chapas de aço são produtos metalúrgicos com ampla gama de aplicações em diversas indústrias. Vamos verificar quais chapas podem ser encontradas com mais frequência nos atacadistas de aço.
Tipos de chapas de aço usadas na construção civil
Existem três tipos principais de chapas de aço usadas na indústria da construção. O primeiro tipo são folhas laminadas a quente . Eles são ideais para projetos em que o processamento adicional da chapa é planejado, bem como para projetos em que não é necessária uma lisura perfeita da superfície da chapa. A produção de chapas de aço laminadas a quente também requer menos energia, o que as torna mais baratas de fabricar em comparação com as chapas laminadas a frio.
O segundo tipo de folhas são obviamente as folhas laminadas a frio. Em comparação com as chapas laminadas a quente, elas têm uma superfície mais lisa e fina. Caracterizam-se por serem menos propensos ao alongamento e por apresentarem melhores valores de força/resistência.
Existem projetos onde a resistência à corrosão é um fator chave. Aqui, as chapas de metal galvanizado entram em cena como a melhor solução. Essas chapas são produtos metalúrgicos laminados a quente ou a frio cobertos por um revestimento especial de zinco.
O que caracteriza as chapas de aço?
As chapas de aço, além de um processo de produção diferenciado, também podem ser caracterizadas, entre outras, por uma espessura diferente. Até recentemente, a tecnologia utilizada não permitia a produção de chapas laminadas a quente com espessura inferior a 3 mm. Hoje, essas chapas podem ser fabricadas até abaixo de 1,2 mm.
Como outros produtos metalúrgicos, as chapas são feitas de aço, que vem em muitos graus diferentes. Por exemplo, aço de baixo carbono ou aço de alta resistência ao escoamento podem ser usados para a produção de chapas e chapas. O tipo de aço usado determina em grande parte a durabilidade e as propriedades do produto.
Também vale a pena saber que uma chapa de aço nem sempre precisa ser uma estrutura completamente completa e coerente. Uma chapa de metal perfurada pode ser colocada como exemplo com furos que formam um padrão regular de perfuração.
Fabricação de chapas de aço em SP
As chapas de aço são confeccionadas seguindo sempre às principais normas e padrões exigidas pelos órgãos responsáveis.
Normas no Brasil
- NBR
- ASTM
- SAE
- JIS
- SEW
- API
Tipos de chapa de aço
Existem dois tipos de laminação de chapas de aço:
Chapa de aço a frio
As laminadas a frio possuem espessuras de 0.38 mm a 300 mm.
Chapa de aço a quente
As laminadas a quente, possuem espessuras de 1.20mm a 12.70mm.