O processo de fabricação dos tubos é de extrema importância para assegurar a blindagem contra corrosão nos tubos. Porém, pouco se sabe sobre de que forma acontece este processo. Vamos saber mais sobre?
Tubos galvanizados são produtos que passam pelo processo de galvanização, ou seja, o ato de revestir o aço com uma camada de zinco bem fina, de forma a potencializar sua resistência anticorrosiva.
Nas instituições fornecedoras de tubos de aço é possível encontrar variados tamanhos, formatos e modelos, seja eles quadrados, retangulares, entre outros.
Como você já deve saber, os tubos galvanizados também são muito versáteis, podendo ser usados para os mais variados fins, seja na indústria automobilística, equipamentos de academia, equipamentos para diversão infantil, instalações hidráulicas, construção civil, indústria química e petroquímica etc.
Os tubos galvanizados são fabricados da seguinte forma: galvanização a quente e galvanização a frio.
A galvanização a quente serve para preparar os tubos para a condução de fluidos e gases. Esse processo consiste na galvanização total do material, por meio da imersão do produto em zinco, conforme a norma NBR 5580.
Já a galvanização a frio é feita para outro tipo de utilidade, que não seja no transporte de fluidos, como as estruturas metálicas, alambrados e os andaimes. Os tubos que passam por esse processo recebem um choque eletrostático, no qual o zinco só se fixa em sua parte externa.
Além disso, existem peculiaridades na produção de cada tipo de peça. Tais variantes são determinadas pela norma de órgãos reguladores da qualidade do resultado final. A fabricação dos tubos galvanizados se dá a partir de chapas de aço, mas eles podem passar por diversos outros processos de galvanização, como por exemplo: desengraxe, fluxagem, zincagem e passivação, que tem como objetivo garantir a proteção contra o ínicio da oxidação branca na camada de zinco, através de cromatizantes a base de ácido crômico e bicromatos.
Entenda mais sobre o assunto assistindo a este vídeo: