Os tubos de aço normalmente são mais usados na indústria e na construção civil. Produzidos a partir da solda de chapas de aço, eles podem ser encontrados em formato retangular ou quadrado. Essa variedade de tamanho e formatos é importante porque permite que o tubo seja utilizado em diferentes projetos.
Galvanização
Se você quer ter ainda mais segurança e garantia nos tubos de aço, uma boa alternativa é optar pelos tubos galvanizados. A galvanização é o processo de revestimento de um metal por outro a fim de protegê-lo contra a corrosão ou melhorar sua aparência, mas considerando sempre sua maior durabilidade. Trata-se de um processo de revestimento de superfícies por meio da eletrólise onde o metal a ser revestido funciona como cátodo e o metal que irá revestir a peça funciona como o ânodo.
Considerando que o ferro e o aço são materiais muito utilizados na produção de peças metálicas, o aço é uma liga metálica composta em sua maioria de ferro, possui também carbono e traços de silício, enxofre e de oxigênio. Mas nem tudo são flores, e um aspecto negativo dos materiais feitos de ferro e de aço é que, com o tempo, eles se enferrujam e geram enormes prejuízos econômicos e ambientais.
Estima-se que aproximadamente 20% do ferro produzido mundialmente tem a única finalidade de substituir peças enferrujadas. Já imaginou o quão danoso isso pode ser para o meio ambiente? Para impedir ou pelo menos diminuir esses prejuízos, existem vários métodos de proteção contra a corrosão dos metais, sendo que um dos mais eficientes é a galvanização.
A galvanização é um processo em que se reveste uma peça de ferro ou de aço com zinco metálico. A ferrugem se forma pela oxidação do ferro metálico a cátion ferro em presença do oxigênio do ar e da água. O ferro e a maioria dos metais (com exceção do ouro e da platina) possuem menor potencial de redução que o oxigênio e, por isso, esses metais tendem a se oxidar.
O procedimento foi descoberto em 1741, pelo químico francês Melouin que ao fazer o recobrimento com zinco, percebeu que poderia proteger o aço ou ferro da corrosão.
Mais tarde, em 1837, o engenheiro Sorel patenteou a galvanização a fogo, tendo utilizado o termo galvanização referindo-se a uma selagem galvânica que é criada quando revestimos de zinco o aço ou ferro obtendo uma proteção duradoura e sustentável no objeto.
De lá para cá, a galvanização a fogo é utilizada para prolongar a vida útil dos materiais feitos a ferro ou aço, com objetivo de impedir o contato do metal base com o meio corrosivo.
Zincagem por imersão
Dentre os processos de proteção já desenvolvidos, a zincagem por imersão a quente (galvanização a fogo) mostrou-se também muito eficaz, tratando a superfície do material visando sua proteção contra a principal responsável pelo seu desgaste, tornando-o mais resistente.
Esse tipo de procedimento oferece proteção contra corrosão ou outros fatores externos que podem interferir na qualidade dos tubos de aço. Assim, os tubos galvanizados são indicados para produção de portões, grades e janelas, pois esses locais sofrem bastante com a ação do sol e da chuva.
Outros cuidados
Limpar a superfície dos tubos, especialmente os que ficam expostos. Além disso, fazer manutenção periódica é fundamental para evitar furos e rachaduras.
Uma dica muito válida também, é usar produtos anti corrosivos, que oferece ainda mais proteção ao material.
Antes de iniciar as instalações dos tubos, é importante avaliar atentamente o projeto em que ele será usado. Esse cuidado é fundamental para evitar danos causados pelo excesso de pressão nas partes internas do tubo. É interessante considerar, dependendo do caso, envolver o tubo de aço com faixa de fibra de vidro e carbono de alta resistência.
Armazenar tubos sem solda
1. O local ou depósito onde o aço é guardado deve ser selecionado no ponto médio de limpeza e limpeza, drenagem ruim e longe das fábricas e minas onde ocorre gás ou poeira inofensiva. As ervas daninhas e todos os tipos de detritos devem ser limpos no local, e o aço deve estar limpo;
2. Não empilhe materiais corrosivos para o aço, como ácidos, álcalis, sal ou cimento, no armazém. Diferentes tipos de aço devem ser identificados e empilhados para evitar mistura e evitar corrosão de contato;3. Aço grande, trilho, chapa de aço insultada, tubo de aço de grande diâmetro, forjados, etc. podem ser empilhados ao ar livre;
4. Aço pequeno e médio, fio-máquina, aço, tubo de aço de diâmetro médio, fio de aço e cabo de aço, etc., podem ser armazenados em um galpão bem ventilado, mas devem ser colocados na parte inferior;
5. Alguns tubos de aço pequeno, aço fino, aço, aço silício, tubos de aço de pequeno diâmetro ou paredes finas, vários aços laminados a frio e estirados a frio e produtos metálicos corrosivos de alto preço podem ser armazenados no armazém;
6. O armazém deve ser selecionado de acordo com as condições astronômicas. Geralmente são utilizados armazéns de bloqueio comum, ou seja, existem paredes com paredes, portas e janelas próximas umas das outras, e um armazém de instalação ventilada;
7. O armazém requer atenção ensolarada para ventilação, dias chuvosos para prestar atenção à umidade fechada, muitas vezes aderir a um ambiente de armazenamento adequado.
Comprar chapas e tubos metálicos em São Paulo
Orçamento e tubos de aço em São Paulo
A Ditual oferece diversos tipos de tubos de aço, chapas, barras e vigas. Fale conosco para um orçamento de acordo ao seu projeto.
E por último, e não menos importante, procure adquirir tubos de fornecedores confiáveis e que ofereçam garantias ao consumidor, como é o caso da Ditual SP.
Fale conosco para saber mais!